Blumenau terá sete novas escolas bilíngues em 2025. Entre elas, estão a primeira escola bilíngue em espanhol e a primeira em polonês da cidade. A EBM Lauro Müller, no bairro Badenfurt, terá o ensino de espanhol. Já a EM Carlos Manske, localizada no distrito da Vila Itoupava, terá o ensino em polonês, já que a região tem forte presença da língua polonesa.
Outras três escolas passarão a contar com o ensino bilíngue em alemão: EBM Lore Sita Bollmann e EIM Dr. Blumenau, na Itoupava Central, e EIM Willy Müller, na Vila Itoupava. Já as outras escolas contempladas serão a EBM Machado de Assis, na Itoupava Seca, que passará a contar com o ensino bilíngue em inglês; e a EBM Profª Zulma Souza da Silva, na Velha Central, que contará com o ensino bilíngue em Libras.
Com isso, o município passará a contar com 27 escolas bilíngues, o que representa quase 60% das escolas da rede municipal. “A educação bilíngue tem apresentado resultados muito positivos, impactando diretamente nos índices e transformando a educação em Blumenau. Começamos o projeto em 2019, com apenas duas escolas, e hoje estamos com quase 60% das escolas com ensino bilíngue”, pontua o secretário de Educação, Alexandre Matias.
Vagas abertas em processo seletivo
Para viabilizar a implantação da escola bilíngue em espanhol em 2025, a prefeitura de Blumenau abriu vagas para professores licenciados no ensino de espanhol dentro do processo seletivo 002/2024. As inscrições vão até o dia 28 de novembro, por meio do site concursos.furb.br.
As vagas são para carga horária de 10h a 40h. Pode se candidatar quem estiver cursando a partir do 6º semestre de licenciatura plena em Letras com habilitação em Espanhol, ou quem já tenha a graduação completa no mesmo curso. Também serão aceitas inscrições de quem tem graduação em Letras ou diplomado no Magistério e curso de Espanhol. A prova objetiva será no dia 15 de dezembro, juntamente com o processo seletivo de professores para atuar na Pró-família.
Confira a relação completa das escolas bilíngues de Blumenau
Novas escolas bilíngues em 2025:
- EBM Lauro Müller (espanhol);
- EM Carlos Manske (polonês);
- EBM Lore Sita Bollmann (alemão);
- EIM Willy Müller (alemão);
- EIM Dr. Blumenau (alemão);
- EBM Machado de Assis (inglês);
- EBM Profª Zulma Souza da Silva (libras).
Escolas bilíngues já existentes em Blumenau:
Inglês
- EBM Bilíngue Prof. Fernando Ostermann;
- EBM Bilíngue Annemarie Techentin;
- EBM Bilíngue Profª Helena M. N. Winckler;
- EBM Bilíngue Profª Hella Altenburg;
- EBM Bilíngue Pastor Faulhaber;
- EBM Bilíngue Patrícia Helena F. Pegorim;
- EBM Bilíngue Profª Norma D. Huber;
- EBM Bilíngue Tiradentes e Júlia Strzalkowska;
- EBM Bilíngue Profº João Joaquim Fronza;
- EBM Bilíngue Profº Rodolfo Hollenweger;
- EBM Bilíngue Profª Alice Thiele;
- EBM Bilíngue Olga Rutzen;
- EBM Bilíngue Profª Nemésia Margarida;
- EM Bilíngue Alwino Dorow.
Alemão
- EM Bilíngue Erich Klabunde;
- EIM Bilíngue Alves Ramos;
- EBM Bilíngue Duque de Caxias;
- EBM Bilíngue Gustavo Richard;
- EBM Bilíngue Quintino Bocaiúva.
Libras
- EBM Bilíngue Prof. Oscar Unbehaun.