Portal da Cidade Blumenau

Especial

Conheça a artista plástica de Blumenau que recomeçou a vida através da arte

No dia do Artista Plástico, celebrado em 8 de maio, Ju Valentini compartilha a jornada de retorno à pintura

Publicado em 08/05/2024 às 11:36
Atualizado em

Ju Valentini (Foto: @danipeikerfotografia)

O Dia do Artista Plástico, comemorado nesta quarta-feira, dia 8, é uma data dedicada a celebrar a expressão criativa e a contribuição dos profissionais das artes visuais. Em Blumenau, essa data ganha ainda mais cores e formas, uma vez que diversos artistas, com os mais variados estilos e técnicas, são nascidos ou criados aqui.

Elke Hering, Roy Kellermann, Sueli Guerreiro Ferreira e Guido Heuer, são alguns dos principais nomes do repertório artístico de Blumenau, que fizeram história.

Segundo o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, as artes plásticas são as formações expressivas feitas a partir de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética em um dado momento. O surgimento das artes plásticas está diretamente relacionado com a evolução da humanidade.

Para Juliana Radünz, conhecida pelo nome artístico Ju Valentini, a arte não é apenas uma forma de expressão, mas também uma jornada de autoconhecimento e espiritualidade. Em um mundo onde a tecnologia avança rapidamente, ela ressalta a importância do trabalho manual e da essência presente em cada obra de arte, destacando que "a arte é feita para unir e não para separar".


Foto: @danipeikerfotografia

Nascida em Jaraguá do Sul e moradora de Blumenau atualmente, Ju começou no mundo das artes ainda criança, explorando a criatividade por meio de pinturas e cursos. Com 12 anos, já fazia retratos realistas com lápis e pequenos quadros pintados com tinta à óleo. Porém, ao optar pela graduação em moda anos mais tarde, a atenção foi desviada por cerca de duas décadas, até que a pandemia a levou de volta às telas.

"Durante a pandemia, em 2020, com a queda no mercado de trabalho, resolvi retomar aos poucos a pintura, me expressando em quadros maiores com novas técnicas e cheios de significados", compartilha Ju Valentini.

Atualmente, com 41 anos, suas obras são marcadas pelo uso de tinta acrílica sobre tela, além da experimentação com materiais como o relevo e folhas de ouro, resultando em uma técnica mista.

Foto: Morgana Kloth / Portal da Cidade Blumenau

Inspirada pela natureza e pelas criações divinas, a artista busca refletir a força da vida em suas formas, cores e leveza. Mesmo conciliando a arte com o trabalho no estúdio têxtil próprio, Ju diz que encontra na pintura uma liberdade para se expressar e se reconectar consigo mesma.

"Minha parte favorita é a liberdade de poder me expressar através da arte, criar, imaginar e poder ver o resultado pelas palavras de quem compra alguma obra minha, o quanto é forte e especial a sensação que causo pela arte. São coisas que não tem preço e me impulsionam a continuar e buscar me especializar cada vez mais nessa área", destaca a artista.

Sobre a arte no cenário tecnológico atual, Ju diz que sente falta de mais união nesse meio, uma vez que a arte anda muito dividida. “No início da criação pela I.A. fiquei preocupada, pois é fácil usar para fazer um quadro em poucos segundos. Mas entendi que a arte vai muito além disso, vejo que nesse mundo há espaço para todos. A arte mesmo, aos meus olhos, é feita para passar boas sensações e não causar repulsa. A arte ajuda a trazer entendimento do próprio ser”, comenta.

Além das exposições individuais, como a primeira que teve recentemente em Pomerode, Ju planeja expandir o alcance para outras cidades e até mesmo países, com Blumenau como próximo destino em planejamento. “Esse é só o início, mas estou empolgada para o futuro”, compartilha.

Foto: @danipeikerfotografia

Para os que quiserem acompanhar as produções da artista podem encontrar ela nas redes sociais, em @juvalentini.art.

* Por Morgana Kloth

Fonte:

Deixe seu comentário