Portal da Cidade Blumenau

Nutrição e Saúde

Saiba mais sobre a seletividade alimentar de pessoa com autismo

Confira a nova coluna da nutricionista Dra. Camila Spinelli

Publicado em 06/04/2024 às 18:00
Atualizado em

Seletividade alimentar (Foto: Canva / Reprodução)

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, marcado desde 2007 em 2 de abril, a coluna deste sábado destaca a importância de compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um transtorno do neurodesenvolvimento. Embora as pessoas no espectro apresentem características em comum, como dificuldades de comunicação, interação social e comportamentos repetitivos, cada pessoa é única em sua individualidade e deve ser tratada diferentemente.

São muitos os desafios para as pessoas com TEA e entre eles, está a alimentação, pois causas orgânicas (gastrointestinais, mastigação, refluxo, alergias), sensoriais (cheiro, textura, sabor) ou comportamentais (rigidez, rituais, ansiedade, medo, traumas) podem limitar a ingestão de alimentos e levar à inadequações nutricionais.

É comum que a pessoa no espectro autista apresente dificuldades alimentares. Essas dificuldades ou seletividade diminuem o repertório de alimentos consumidos, limitam o consumo de muitos grupos alimentares (principalmente de frutas e verduras) e tendem a apresentar uma rigidez na alimentação.

Para isso, um nutricionista pode ajudar, uma vez que ele pode avaliar o nível da seletividade, quais são as dificuldades alimentares, a presença de inadequações nutricionais e a deficiência de nutrientes. Além disso, pode conduzir a alimentação de maneira mais respeitosa, acolhedora, responsiva e assertiva.

Já a terapia alimentar é uma alternativa para aproximação dos alimentos e é indicada para ser feita em conjunto a uma equipe multidisciplinar. Dessa forma, a criança, o adolescente ou o adulto acaba adquirindo segurança, confiança e conexão para consumir alimentos antes rejeitados nas refeições.

Acima de tudo, vale lembrar que o nosso papel deve ser de promover a inclusão e qualidade de vida, para que todos possam ser respeitados nas suas diferenças.

Saiba mais detalhes no quadro do Jornal da Mix, Nutrição e Saúde:

Conheça mais sobre a nutricionista Dra. Camila Spinelli


Camila Leandra Bueno de Almeida Spinelli, 37 anos, nasceu em Blumenau e iniciou a vida acadêmica cursando Administração com habilitação em Marketing e, simultaneamente, o curso de Nutrição.

A paixão falou mais alto e, em 2005, seguiu apenas a graduação de Nutrição na Univali e se mudou para Balneário Camboriú. Depois de se formar, retornou para Blumenau, onde mora e atua profissionalmente.

Hoje, além de ser professora, é palestrante, faz parte da bancada do Jornal da Mix no quadro Nutrição e Saúde, produz conteúdos sobre alimentação e nutrição no Instagram, atua como nutricionista na Escola de Educação Infantil Ser Brincante, além de voltar para as atividades em consultório neste ano.

Fonte:

Deixe seu comentário