Portal da Cidade Blumenau

Dengue

Vacinação contra a dengue começa neste sábado em Blumenau e Indaial

O imunizante contra a doença é aplicado em um esquema de duas doses

Publicado em 03/05/2024 às 08:30
Atualizado em

Vacinação contra a dengue (Foto: SECOM / Divulgação)

Blumenau já inicia a vacinação contra a dengue neste sábado, dia 4. Neste primeiro momento, somente as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos fazem parte do público-alvo. Para receber a vacina, basta procurar por um dos Ambulatórios Gerais da Família que estarão abertos - (AGFs Garcia, Velha e Itoupava). No decorrer da próxima semana, os outros AGFs e as Estratégias Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa também serão abastecidas com doses do imunizante.

Blumenau recebeu na quinta-feira, dia 2, 2.536 doses da vacina contra a dengue (Qdenga) e a previsão é que nos próximos dias, mais 2.521 doses também cheguem ao estoque. A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, e tem o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.

Vacinação em Indaial

Além de Blumenau, Indaial também promove neste sábado, dia 4, uma ação especial de vacinação, seguindo o mesmo público-alvo.

Devido ao quantitativo limitado da remessa, que é de 500 doses, a vacinação por enquanto acontece apenas neste fim de semana. A vacinação será das 7h30 às 12h, no Centro de Convivência, localizado nos fundos do Sais, na rua Leoberto Leal, bairro Tapajós. Ao chegar no local, é só apresentar carteirinha de vacinação, cartão SUS e documento de identificação pessoal.

Recomendações

  • Vacinas com vírus inativos, como o da gripe, podem ser administradas a partir de 24 horas depois da vacinação contra a dengue;
  • Vacinas com vírus atenuados, como a tríplice viral e a febre amarela, podem ser administradas 30 dias depois da vacinação contra a dengue;
  • Em casos de infecção pelo vírus da dengue é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue.

Contraindicações

A vacina dengue não deve ser administrada nas seguintes situações:

  • Anafilaxia ou reação de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente listado na seção “composição da vacina” ou à uma dose anterior dessa vacina;
  • Indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras, tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação, assim como ocorre com outras vacinas vivas atenuadas;
  • Indivíduos com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática, quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida.

Fonte:

Deixe seu comentário