Portal da Cidade Blumenau

Infraestrutura

Ministério da Saúde anuncia construção de policlínica em Blumenau

Além de Blumenau, Lages e São José também irão receber investimentos para a construção de novas policlínicas

Publicado em 27/06/2024 às 13:00
Atualizado em

Projeto das novas policlínicas (Foto: Divulgação)

Blumenau, Lages e São José serão beneficiadas com a construção de uma nova policlínica em cada cidade, por meio do investimento de R$ 1,65 bilhão do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Ministério da Saúde. O programa vai permitir a construção de estruturas mais modernas e equipadas para melhorar o atendimento à população.

Com o novo projeto, as policlínicas se tornarão um centro integrado de cuidado e resolução que contemplará núcleos de atenção integral a todos públicos que requerem acompanhamento especial. Espaços de reabilitação para pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças respiratórias também estão no projeto.

Dos 26 estados brasileiros, 24 vão ganhar 55 policlínicas, beneficiando mais de 19 milhões de pessoas. Segundo Henrique Chaves, diretor de programa da Secretaria Executiva da pasta, “essa é a primeira vez que policlínicas serão construídas com recursos federais. O valor médio por unidade chegará a R$ 30 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário”.

As policlínicas fazem parte do Programa Mais Acesso a Especialistas, que tem como ponto de partida a necessidade de tornar o acesso do paciente, aos exames especializados e às consultas, o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento feito pelas equipes de Saúde da Família (ESF).

Serão oferecidos ainda, nas novas unidades, exames gráficos e de imagem, como ressonância magnética, tomografia e eletrocardiograma; consulta clínica de apoio ao diagnóstico com médicos de diversas especialidades como angiologia, cardiologia, oftalmologia e neurologia; e pequenos procedimentos como vasectomia, cauterização e biópsias em centro cirúrgico de baixa complexidade.

Além disso, as unidades serão espaços de formação, qualificação e fixação dos profissionais de saúde, assim como pontos de apoio à inteligência sanitária nos territórios.

Confira o vídeo com o projeto de arquitetura e engenharia das policlínicas:


Fonte:

Deixe seu comentário