Portal da Cidade Blumenau

Prevenção

Blumenau inicia teste para ferramenta de alerta de situações de risco

A tecnologia "Cell Broadcast" promete auxiliar na proteção da população

Publicado em 01/07/2024 às 08:30
Atualizado em

Imagem ilustrativa (Foto: Prefeitura de Blumenau)

A Defesa Civil de Blumenau inicia em julho treinamento piloto para um projeto inédito para emissão de alertas por meio de mensagens em celulares para situações de extremo risco. Sendo uma das 11 cidades brasileiras selecionadas, a tecnologia denominada Cell Broadcast auxiliará na tomada de decisões e medidas preparatórias para proteção da população. Neste mês, um alerta demonstrativo será disparado para a população.

O alerta será emitido em formato de pop up, sobreposto a qualquer conteúdo que estiver sendo acessado naquele momento no celular. Dependendo do grau da emergência, a mensagem poderá também acionar ao telefone um sinal sonoro.

A ação é uma iniciativa conjunta entre o Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) e também a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“A comunidade de Blumenau e região já tem no aplicativo AlertaBlu uma fonte de informação de eventuais riscos, e a possibilidade de termos mais uma forma de chegarmos até o cidadão, com o aviso de alerta, amplia ainda mais a eficácia na disseminação da informação necessária”, destaca o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina.

A Defesa Civil esclarece que a tecnologia Cell Broadcast será utilizada somente em situações de extremo risco e que a plataforma não substituirá os modos já existentes de alertas. Além de Blumenau, Gaspar também foi selecionada, sendo as únicas em Santa Catarina.

O sistema mapeará e terá como público-alvo todos os números de celulares ativos na região que disponham do sinal 4 ou 5G e que estejam delimitados a uma área designada como suscetível ao risco conforme estabelecida pela Defesa Civil. As mensagens do Cell Broadcast serão recebidas quase que instantaneamente por todos os usuários. A ferramenta já é conhecida em países como Estados Unidos e Japão.

Fonte:

Deixe seu comentário