Portal da Cidade Blumenau

Nutrição e Saúde

Dicas de consumo de chocolate durante a Páscoa

Saiba mais detalhes na coluna da nutricionista Dra. Camila Spinelli

Publicado em 29/03/2024 às 18:30
Atualizado em

Coluna Nutrição e Saúde (Foto: Canva / Reprodução)

Chegou o tão esperado fim de semana da Páscoa e vamos saber um pouquinho mais sobre os benefícios do chocolate e como consumir com moderação para um momento doce, leve e feliz. 

Como já citei no texto de semana passada, se você ganhou, coma sem culpa. Se permita saborear e perceber quando está saciado. Lembre-se que não precisa comer tudo de uma vez só. Comer é um ato social e cultural.

Comer com presença, prestando a atenção no que está se ingerindo, na qualidade, quantidade, degustando e saboreando o alimento, faz com que você perceba adequadamente os sinais de saciedade que o organismo nos dá. Quando comemos com pressa, assistindo televisão ou usando o celular, acabamos consumindo maior quantidade, pois não prestamos atenção a esses sinas. 

A quantidade indicada para o consumo diário de chocolate é de 30g por dia. Você pode comer um pouquinho a cada dia, como sobremesa, por exemplo. Restringir demais ou ficar com vontade e não comer, pode levar à ansiedade e até à compulsão. E comer tudo de uma vez só pode levar a culpa excessiva e depressão. Por isso a moderação é tão essencial

Tenha atenção à lista de ingredientes dos ovos de chocolate que você irá comprar ou ganhou. Chocolates de maior qualidade possuem maiores teores de cacau (meio-amargos ou amargos) e poucos ingredientes. O ideal é possuir como primeiros ingredientes: massa de cacau, cacau em pó, manteiga de cacau. E o açúcar ou outros aditivos devem estar lá para o fim da descrição dessa lista de ingredientes. 

Confira as dicas da nutri:

- Se você ganhou muitos chocolates, que tal servir como sobremesa ou café da tarde para a família no domingo de Páscoa?

- Se os chocolates têm muito açúcar, armazene na geladeira e consuma pequenas quantidades como sobremesa ao longo da semana.

- Chocolates podem ser congelados por até 3 meses (na sua maioria) e descongelados na geladeira para o consumo ou preparo de receitas. 

- Siga uma rotina de alimentação balanceada, com quantidades adequadas de frutas e verduras, evitando sobremesas doces, açúcar no café, chá ou suco, refrigerantes, para que nesse período você possa consumir os chocolates da Páscoa sem maiores culpas. 

Aproveite em família, com pessoas especiais ao seu lado, viva o real significado da data e uma Feliz Páscoa.

Saiba mais detalhes no quadro do Jornal da Mix, Nutrição e Saúde:


Conheça mais sobre a nutricionista Dra. Camila Spinelli


Camila Leandra Bueno de Almeida Spinelli, 37 anos, nasceu em Blumenau e iniciou a vida acadêmica cursando Administração com habilitação em Marketing e, simultaneamente, o curso de Nutrição.

A paixão falou mais alto e, em 2005, seguiu apenas a graduação de Nutrição na Univali e se mudou para Balneário Camboriú. Depois de se formar, retornou para Blumenau, onde mora e atua profissionalmente.

Hoje, além de ser professora, é palestrante, faz parte da bancada do Jornal da Mix no quadro Nutrição e Saúde, produz conteúdos sobre alimentação e nutrição no Instagram, atua como nutricionista na Escola de Educação Infantil Ser Brincante, além de voltar para as atividades em consultório neste ano.

Fonte:

Deixe seu comentário