Portal da Cidade Blumenau

Nutrição e Saúde

Saiba quais são os benefícios e malefícios do café, cafeína e suplementos

Confira a nova coluna da nutricionista Dra. Camila Spinelli

Publicado em 20/04/2024 às 19:00
Atualizado em

Coluna Nutrição e Saúde (Foto: Canva / Reprodução)

Depois da água, o café é a bebida mais consumida no mundo por causa do sabor, aroma e propriedades para a saúde, principalmente como estimulante, para driblar o sono e o cansaço.

Existem variações quando falamos das substâncias que o grão do café ou a bebida pronta apresentam, pois o tipo do grão - Robusta ou Arábica -, o grau de torra, a moagem e a granulação do pó, o tipo de preparo e a temperatura da água podem influenciar na qualidade de compostos químicos – bons ou ruins – para a saúde.

De forma ampliada, mais de 1.000 compostos são identificados no café, e dentre eles, os de maior destaque com propriedades à saúde são a cafeína, o ácido clorogênico (principalmente nos grãos verdes), ácido cafeico (grãos torrados), hidroxihidroquinona e diterpernos como cafestol e kahweol.

Já comprovados cientificamente, o café apresenta como benefícios:

- Diminuição do risco de desenvolver Alzheimer, Parkinson e a demência;

- Menor risco de mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer;

- Melhora condições como diabetes mellitus tipo 2, síndrome metabólica, cálculos biliares, gota, cálculos renais e para doenças hepáticas, incluindo fibrose hepática e cirrose;

- Prevenção de doenças inflamatórias e da obesidade, síndrome metabólica e do diabetes tipo 2;

- Melhora concentração, foco e função cognitiva pela ação estimulante do sistema nervoso central. 

Quanto consumir para obter os benefícios?

O consumo indicado é de uma a quatro xícaras ao dia. 

São muitas as variáveis de cafeína na infusão de café pronta para o consumo, mas em 150ml de café temos aproximadamente de 80 a 100mg de cafeína. 

O consumo de até 400 mg/dia de cafeína é seguro. 

Então, em média, duas canecas cheias de café ao dia (600ml de infusão de café) ou três xícaras de chá ou aproximadamente oito xícaras de cafezinho ao dia. 

Atenção e cuidados com excesso ou algumas condições:

- O intervalo de tempo entre o consumo de café e alguns medicamentos deve ser levado em consideração para evitar interação entre eles.

- Evite tomar café com o estômago vazio, pois ele estimula a secreção do ácido gástrico e estimula o intestino, podendo levar à cólica e à diarreia. 

- Se você tem sensibilidade à cafeína, evite tomar café depois da refeição da tarde, para evitar insônia. 

- Acima da quantidade recomendada ao dia, o consumo de café pode aumentar o colesterol, levar à ansiedade e taquicardia. 

- Gestantes e lactantes devem evitar o consumo aumentado de café, pois a cafeína pode estar presente no leite materno e passar pela placenta ao feto - levando baixo peso ao nascer, nascimento prematuro e perda de gravidez.

- Mulheres com riscos aumentados de fratura ou na menopausa devem tomar café com moderação, pois há uma maior incidência de osteoporose, enfraquecimento dos ossos.

Saiba mais detalhes no quadro do Jornal da Mix, Nutrição e Saúde:


Conheça mais sobre a nutricionista Dra. Camila Spinelli


Camila Leandra Bueno de Almeida Spinelli, 37 anos, nasceu em Blumenau e iniciou a vida acadêmica cursando Administração com habilitação em Marketing e, simultaneamente, o curso de Nutrição.

A paixão falou mais alto e, em 2005, seguiu apenas a graduação de Nutrição na Univali e se mudou para Balneário Camboriú. Depois de se formar, retornou para Blumenau, onde mora e atua profissionalmente.

Hoje, além de ser professora, é palestrante, faz parte da bancada do Jornal da Mix no quadro Nutrição e Saúde, produz conteúdos sobre alimentação e nutrição no Instagram, atua como nutricionista na Escola de Educação Infantil Ser Brincante, além de voltar para as atividades em consultório neste ano.

Fonte:

Deixe seu comentário