Portal da Cidade Blumenau

Creche

Mais de mil crianças aguardam vaga em creche em Blumenau

Segundo o IBGE, 2,3 milhões de crianças de até três anos de idade não frequentam creches em todo o Brasil

Publicado em 09/04/2024 às 11:30
Atualizado em

Famílias encontram dificuldades para matricular os filhos em uma creche (Foto: Eraldo Schnaider)

Blumenau tem atualmente 1.159 crianças aguardando por uma vaga em creche na cidade. O número faz parte de um problema que atinge todo o Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgados pela organização Todos pela Educação (TPE), o país tem um total de 2,3 milhões de crianças de até três anos de idade que não frequentam creches, por alguma dificuldade de acesso ao serviço.

Isso significa que as famílias dessas crianças gostariam de matriculá-las, mas encontram dificuldades como a localização das escolas, distantes de casa, ou mesmo a falta de vagas. O percentual das famílias mais pobres que não conseguem vagas é quatro vezes maior do que o das famílias ricas.

No país, a creche não é obrigatória, mas de acordo com a Constituição Federal, é direito da criança e da família e cabe ao Estado oferecer as vagas. Pelo Plano Nacional de Educação, Lei 13.005/2014, o Brasil deve atender pelo menos 50% das crianças de até três anos nas creches até 2024.

Dados 

Atualmente, 4,7 milhões de crianças frequentam creches, o que representa 40% do total de crianças de até três anos no país. Entre os que não frequentam a creche, cerca de 40% são por opção dos pais ou por outro motivo (3%). Entre esses motivos estão falta de dinheiro para transporte e material (0,5%), o fato de as escolas não serem adaptadas para crianças com deficiência (0,2%) e problemas de saúde permanentes da criança (0,6%).

Em março deste ano, o governo federal anunciou a destinação de R$ 4,1 bilhões para a construção de 1.178 creches e escolas de educação infantil no país. Os recursos são do Novo Programa de Aceleração do Crescimento.

Fonte:

Deixe seu comentário