Portal da Cidade Blumenau

Tecnologia

Controlador de nudez no Instagram? Confira as novas medidas protetivas da Meta

Confira mais detalhes na coluna do doutor em Comunicação e Linguagens, Moisés Béio Cardoso

Publicado em 17/04/2024 às 19:00
Atualizado em

Redes Sociais (Foto: Canva / Reprodução)

A Meta, empresa por trás do Facebook, WhatsApp e Instagram, anunciou o primeiro pacote de medidas para proteção dos perfil nas redes sociais. Elas devem começar a funcionar, a partir de maio deste ano, em alguns países da América Latina, para testar o desempenho antes de serem aplicadas globalmente. 

As atualizações aconteceram porque a empresa do Mark Zuckerberg foi processada por procuradores de 33 estados dos Estados Unidos e da França, alegando que a Meta enganou repetidamente o público sobre os riscos nas plataformas, destacando que os aplicativos são viciantes e prejudicam a saúde mental dos adolescentes

Sendo assim, esses recursos protetivos são uma resposta da plataforma para combater a extorsão com fotos íntimas e abuso de imagens sensíveis.

Quais são os recursos protetivos que o Instagram irá oferecer?

O Insta terá um “controlador de nudez” que vai desfocar as imagens de natureza sexual enviadas por mensagens diretas. Essa medida será padrão para menores de 18 anos e optativa para pessoas acima desta idade, eles receberão notificações incentivando-os a ativá-la. Vale lembrar que a idade mínima para criar uma conta no Instagram é de 13 anos.

O app irá ativar avisos de segurança e limitar as interações entre adolescentes e contatos indesejados, ou potencialmente prejudiciais, além de contas consideradas suspeitas pelo sistema. 

As contas dos jovens terão acesso a um link, que leva para uma página de orientações e acesso a um telefone de apoio para ocorrências, caso seja necessário. Além disso, mensagens de conscientização serão ativadas automaticamente e enviadas ao mesmo tempo para contas envolvidas com assédio sexual por fotos - chamadas de "sextorsion". 

O objetivo é ressaltar que o conteúdo compartilhado é sensível, que poderá resultar em print de tela e transferência de informações para terceiros. Nesses casos, haverá a opção de bloquear o remetente e também de denunciar o bate-papo.

Os perfis denunciados poderão ter a conta removida e essas pessoas serão impedidas de criarem novas contas, além da própria plataforma fazer denúncias às autoridades.

Como funciona a tecnologia por trás disso?

As imagens suspeitas são analisadas no próprio dispositivo da pessoa. A proteção contra nudez funcionará em bate-papos criptografados de ponta a ponta, ou seja, a Meta “lava as mãos” pois não terá acesso às imagens da conversa, a menos que a pessoa decida denunciá-las para a empresa.

Ao contrário dos aplicativos WhatsApp e Messenger, as mensagens dos directs no Instagram não são criptografadas. Mas a empresa afirma que tem planos de implementar a criptografia no serviço.

O sistema de proteção nas mensagens diretas do Instagram vai usar deep learn (aprendizado de máquina) para analisar se as imagens enviadas contêm nudez. Mas vale lembrar que esses sistemas são falhos. Vira e mexe sempre tem post que é derrubado por algum engano cometido pelos robôs de varredura de imagem. Só o tempo dirá se isso vai funcionar.

Mas, na real…

A verdade é que mandar nudes sempre aconteceu na internet. Mas, quem compartilhar esse conteúdo tem que estar ciente dos riscos. Por isso, se você sabe dos riscos e, mesmo assim quer mandar, tome alguns cuidados para não se arrepender depois

- Nunca mande nada que realmente identifique você, tais como, tatuagem, anéis, piercing e por aí vai;

- Cuidado com a ambientação da foto, use fundo neutro que nunca possa ser ligado ao lugar que você mora;

 - Nunca apague as conversas, porque elas ajudarão as autoridades nas investigações caso aconteça algum vazamento.

Por mais que existam dispositivos de segurança nas conversas, nada impedirá que a pessoa que recebe uma imagem use outro celular para gravar o conteúdo recebido.

Confira mais detalhes do assunto no quadro Tech Mix, do Jornal da Mix:


Saiba mais sobre Moisés Béio Cardoso


"Sempre fui apaixonado pelas temáticas que envolviam a comunicação: vídeos, fotos, revistas, e eventos.", diz Moisés Béio Cardoso, doutor em comunicação e linguagens. Ele nasceu em Blumenau no ano de 1977 e se destacou na área de comunicação e tecnologia.

Atualmente, ele é consultor de comunicação digital e palestrante. Além disso, atua como investidor e Trader na B3.

Fonte:

Deixe seu comentário