Portal da Cidade Blumenau

Cozinha Prática

Receita de molho pesto para diversificar na cozinha

Confira a nova coluna de Diego Becker, no Portal da Cidade Blumenau

Publicado em 27/06/2024 às 17:30
Atualizado em

Receita de molho pesto (Foto: Arquivo pessoal)

Receita pá-pum! Misturou tudo e tá pronto. Hoje vamos fazer algo clássico, que vem de herança das nossas nonas, das avós e das mães: o tradicional molho pesto de manjericão. A palavra pesto vem de “pestare”, do italiano, e significa “moer, triturar”, ou seja, é o ato de moer algum ingrediente em um recipiente para transformar em um molho.

Antigamente, usava-se pilão de pedra e moíam-se os ingredientes até chegar no ponto desejado. O pesto já diversificou muito, sendo que encontramos atualmente pesto de limão, de tomate, de agrião e rúcula. Todos são deliciosos.

O pesto de manjericão é super equilibrado nos sabores, podendo servir como acompanhamento para sopas, ovos, sanduíches e grelhados. Mas, claro, aqui faremos o molho para servir com uma massa. A quantidade é ideal para pequenas porções, assim você pode guardar na geladeira e degustar com calma dando um toque a mais de sabor nos pratos no dia a dia.

Ingredientes 

  • 1 dente de alho descascado
  • meia xícara de chá de folhas de manjericão 
  • 2 nozes 
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão
  • um quarto de xícara de azeite de oliva 
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

Em um liquidificador junte todos os ingredientes e bata até formar um molho espesso. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Nessa receita, usamos o molho pesto em uma massa já cozida, finalizamos com uma concha da água do cozimento do macarrão. Finaliza com mais queijo parmesão e está pronto. Bom apetite.

Confira o passo a passo

Saiba quem é Diego Becker


O blumenauense Diego Becker, é formado em jornalismo e marketing digital. Além de ser apaixonado pela comunicação, ele também ama cozinhar e, como um bom taurino, não nega um belo prato cheio de comida boa.

Para ele, cozinhar é terapêutico, principalmente quando se sabe o que está fazendo. “Cozinhar é construir sabores, em camadas, com temperos, para que no fim, na hora de servir, a gente encontre aquele sorriso no rosto de quem experimenta”, compartilha.

Fonte:

Deixe seu comentário