Portal da Cidade Blumenau

Nutrição e Saúde

Conheça os benefícios do milho: alimento que não pode faltar nas festas juninas

Saiba mais detalhes na nova coluna da nutricionista Dra. Camila Spinelli, no Portal da Cidade Blumenau

Publicado em 22/06/2024 às 16:00
Atualizado em

Coluna Nutrição e Saúde (Foto: Canva / Reprodução)

Milho é um cereal, então sua composição é mais parecida com o arroz e a aveia, do que com os legumes como cenoura e beterraba. E por mais que ele esteja geralmente nos restaurantes junto com as saladas, ele não é uma “salada". Ele pode substituir o arroz, aveia, trigo, quinoa e amaranto.

Pode ser encontrado em diversas formas e consumido cozido, assado ou como ingrediente em receitas, por meio das farinhas. Com o milho dá para fazer, por exemplo: polenta, cuscuz, pamonha, curau, mungunzá, canjica, pipoca, bolo, tortilhas, pão, cremes e sopas, espiga cozida, entre outras receitas.

Confira alguns benefícios do milho:

- é rico em fibras, que ajuda na saciedade e controle do açúcar no sangue; 

- ajuda a formar as fezes e eliminá-las com mais facilidade;

- é um alimento que dá energia constante para o corpo;

- tem duas substâncias antioxidantes: a luteína e zeaxantina. Elas são importantes para a visão, ajudam na pele e na imunidade. 

Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, que fornecem energia e disposição no dia a dia, também é fonte de minerais como potássio, magnésio, fósforo e zinco.

O que olhar ao comprar e para consumir

Na escolha do milho em conserva, observe a lista de ingredientes, pois alguns contêm açúcar e aditivos alimentares. Prefira os que contêm apenas água ou água de sal. 

Nas preparações, a atenção deve ser quanto à adição de óleo, sal e açúcar. O excesso desses ingredientes torna a receita mais calórica (óleo e açúcar) e não tão interessante para o dia a dia. 

Curiosidade: por que milho verde se ele é amarelo?

Quando nos referimos ao “milho verde” significa o grão de maturação dele. Ele é colhido verde, não maduro e, dessa forma, os grãos por dentro da palha (folhas) é amarelo.

Saiba mais detalhes no quadro do Jornal da Mix, Nutrição e Saúde:


Conheça mais sobre a nutricionista Dra. Camila Spinelli


Camila Leandra Bueno de Almeida Spinelli, 37 anos, nasceu em Blumenau e iniciou a vida acadêmica cursando Administração com habilitação em Marketing e, simultaneamente, o curso de Nutrição.

A paixão falou mais alto e, em 2005, seguiu apenas a graduação de Nutrição na Univali e se mudou para Balneário Camboriú. Depois de se formar, retornou para Blumenau, onde mora e atua profissionalmente.

Hoje, além de ser professora, é palestrante, faz parte da bancada do Jornal da Mix no quadro Nutrição e Saúde, produz conteúdos sobre alimentação e nutrição no Instagram, atua como nutricionista na Escola de Educação Infantil Ser Brincante, além de voltar para as atividades em consultório neste ano.

Fonte:

Deixe seu comentário