Portal da Cidade Blumenau

Astronomia

Professor explica o possível alinhamento da lua e os planetas do sistema solar

Fenômeno visível a olho nu deve acontecer nos próximos dias

Publicado em 28/06/2024 às 13:06
Atualizado em

Sistema Solar (Foto: Canva / Reprodução)

Nos próximos dias, um fenômeno astronômico promete encantar todos os amantes da área e curiosos pelo universo. O coordenador do projeto Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo (Galileu) da UFSC Blumenau, professor Dr. Eslley Scatena, explica que será possível ver um alinhamento da lua e outros planetas a olho nu.

Isso acontecerá por pelo menos três noites consecutivas, começando na madrugada deste sábado, dia 29. "A boa notícia é que será possível observar ele por algumas madrugadas. Temos uma previsão de céu bom para os próximos dias, acredito que todo mundo vai ser capaz de observar", afirma o professor.

Segundo ele, o fenômeno poderá ser observado entre as 5h e 6h da manhã. O alinhamento começará com Saturno e a lua surgindo no horizonte, seguido por Marte, Júpiter e Urano, este último mais difícil de ser visto a olho nu. Júpiter será o astro mais brilhante, deixando uma oportunidade para contemplar o cosmos diretamente do quintal de casa ou de observatórios locais.

Eslley também destacou que, para distinguir os planetas das estrelas, os observadores podem notar que os planetas não cintilam tanto por conta da proximidade com a Terra. Com isso, uma dica é se preparar para acordar cedo nos próximos dias para conseguir observar o fenômeno.

Confira o vídeo detalhado da explicação sobre como vai funcionar o alinhamento:


Projeto Galileu

O Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo (Galileu) surgiu com o propósito de divulgar a astronomia e astronáutica em Blumenau e propor atividades de pesquisa relacionadas a tais áreas.

O projeto, no qual o professor Eslley Scatena faz parte, desenvolve diversas pesquisas e ações que aproximam os alunos e a comunidade da astronomia, instrumentação astronômica e física. Todas as atividades do grupo podem ser encontradas pelo site oficial ou pelas redes sociais.

Fonte:

Deixe seu comentário